sábado, 24 de abril de 2010

Dicas para manter os seus cachos saudáveis


Atendendo ao pedido da minha mais nova amiga blogueira, segue a Dica. Espero que ajude.

Os cabelos cacheados quando bem tratados, com brilho e soltos são realmente muito bonitos. Se você é uma adepta deles, pode conseguir um resultado muito bom, seguindo algumas sugestões.

O corte

O cabelo crespo precisa de peso, e dependendo da maneira como é cortado pode ficar muito armado. Uma opção pode ser cortá-lo seco. Procure cortar as pontas mensalmente. O ideal é buscar a ajuda de um profissional na hora de fazer o corte, para que seja escolhido de maneira correta.

Na hora da higienização

Quando for lavar, use produtos (shampoos e condicionadores) específicos para o seu tipo de cabelo.

- Não coloque muito shampoo nem condicionador no cabelo, muito menos aplique-os jogando o produto direto na cabeça. Sempre espalhe nas mãos e aplique suavemente, principalmente o shampoo: lave o couro cabeludo com as pontas dos dedos, nunca com as unhas. Massagear o couro cabeludo com os dedos ajuda a ativar as glândulas que produzem o tão desejado óleo natural, que faz com que seu cabelo fique menos ressecado.

- Se possível, faça o último enxágüe com água fria. A água muito quente ajuda a ressecar o cabelo.

- Use um shampoo anti-residuos quinzenalmente ou uma vez por mês. Eles abrem as cutículas dos fios e limpam as impurezas. É importante usar um shampoo anti-residuos para que seu cabelo não fique “pesado” e embaçado, por causa do acúmulo de produtos nos fios. É muito importante fazer uma hidratação profunda após o uso do shampoo, pois seu cabelo estará com as cutículas abertas e sem nenhum produto agindo.
Após lavá-los já desembarace, com eles ainda molhados. Só use pentes com dentes bem largos para ajeitá-los ou a mão. Após passe um ativador de cachos ou leave-in e arrume da forma que você gosta.

Nunca penteie o cabelo depois de seco, pois os cachos se desmancharão e ficará um cabelo armado, sem brilho e sem forma.

Hidratação

É essencial, pois os fios cacheados ou encaracolados são mais secos por causa do seu formato. O óleo natural produzido pelo couro cabeludo não consegue chegar até a ponta dos fios, deixando-os opacos, secos e quebradiços. Você pode fazer as hidratações no salão, cerca de duas vezes por mês. Ou em casa, uma vez por semana. Existem máscaras, de todos os preços para serem aplicadas por você, facilmente encontradas em lojas e supermercados. Ou se preferir na postagem anterior tem receitas caseiras para potencializar sua hidratação.

Dicas para arrumar o cabelo

Após a higienização, o cabelo terá um aspecto meio “bagunçado”. Para evitar essa situação, apenas umedeça os cabelos e utilize um creme ativador de cachos ou mousse e amasse os fios de baixo para cima.
Tenha um baby liss em casa para dar aquela caprichada nos cachos. Já existem no mercado modelos de cerâmica com ionização, assim como as chapinhas. Mas lembre-se de sempre passar um termoprotetor antes de utilizá-lo, para não danificar os fios.
Tente evitar prender seus cabelos com elásticos muito apertados ou muito finos, pois eles enroscam nos fios e acabam arrebentando seu cabelo. Prefira as presilhas de plástico estilo “piranha”.

Espero ter ajudado com essas dicas.

4 comentários:

  1. Olá querida, muito obrigada por atender tão prontamente meu pedido. Amei a dica e já estou adaptanto elas ao meu dia a dia.
    Fico feliz que tenha gostado das ultimas postagens do meu blog. Não importa se estamos seguindo num caminho para conquistar algo, nossa vida não parou e temos que nos sentir bonitas e ser felizes desde já concorda?!
    um beijãããão.

    ResponderExcluir
  2. muito obrigada pelas dicas vc mudou meus cabelos e minha vida estou mais lida e atraente muito obrigada

    ResponderExcluir
  3. Meu cabelo é cacheado mas totalmente sem forma, embaixo ele fica bem cacheadinho bem pequeno, no meio do cabelo fica com os cachos mais largos e em cima tudo desarrumado, o pior é depois que durmo e prendo com piranha porque aqui é muito quente. O que fazer, por favor me ajude. Não sei mais o que fazer?

    O pior são os cabeleireiros que acho e sempre dizerm: "Por que não alisa, é bem melhor?"

    ResponderExcluir
  4. Cabelo cheio é realmente difícil de disciplinar mais não é impossivel. O ideal é vc fazer um tratamento de regeneração do fio pois os de cima estão mais danificados por estar mais exposto e cabelo ressecado dá muito volume. Depois será necessário a ajuda de um bom PROFISSIONAL DA BELEZA,para uniformizar os cachos. bjs.

    ResponderExcluir